top of page
Search
  • afneprojetos

01 a 07 de novembro – Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal



























































O câncer de boca é um tumor maligno que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua). O diagnóstico precoce é o principal fator para cura da doença, representando 95% de chances de cura.

Na primeira semana de novembro se celebra a Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca, expandida nacionalmente com o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O maior desafio no combate desse diagnóstico é a desinformação sobre ele, por isso a importância da divulgação de informações confiáveis feitas durante essa campanha. Confira abaixo como prevenir, sintomas, fatores de risco e tratamento: Prevenção:

Além de boa higiene bucal, cuidados simples como evitar o fumo; o alto consumo de bebidas alcoólicas; usar preservativo na prática do sexo oral; manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas; estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca são essenciais para evitar a doença.

Sintomas:

– lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramento e estejam crescendo; – manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; – nódulos no pescoço; – rouquidão persistente – dificuldade de mastigar e de engolir; – dificuldade na fala; – sensação de que há algo preso na garganta; – dificuldade para movimentar a língua.

Fatores que aumentam o risco: – exposição ao sol sem proteção;

– tabagismo; – excesso de gordura corporal;

– infecção pelo vírus HPV;

– exposição a algumas substâncias, como óleo de corte e, amianto, poeira de madeira, de couro, de cimento, de cereais, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxicos, etc.


Tratamento:

Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico. A cirurgia consiste na retirada da área afetada pelo tumor, associada à remoção dos linfonodos do pescoço e algum tipo de reconstrução, quando necessário.Em casos mais complexos, é preciso realizar radioterapia para complementar o tratamento e obter melhor resultado curativo.


21 views0 comments
bottom of page