top of page
Search
  • afneprojetos

12 de outubro - Dia das Crianças e Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância



Foto referente a entrega de brinquedos às crianças de um projeto social.

A ação foi realizada pelo voluntariado da AFNE, chamado "AFNE em Ação", e contou com a ajuda de colaboradores das associação.


Outubro é um mês de importantes campanhas no calendário de Saúde. No dia 12, é celebrado o Dia das Crianças, mas também inicia-se a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância (12 a 18 de outubro). Para qualquer indivíduo, de zero a seis anos, ocorre um importante processo de desenvolvimento que é fundamental para a formação desse ser humano como cidadão. As crianças, quando nascem, necessitam de amor, cuidado e atenção que serão essenciais para construção de seu futuro.


Pensando nisso, a lei 11.523, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro de 2007, instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse período da primeira infância.


Qualquer tipo de violência (físico: bater, chutar, sufocar, empurrar; emocionais e verbais: gritar, assustar, humilhar, proibir de ver sua família e/ou amigos; sexuais: estuprar, forçar a se vestir de maneira diferente da vontade e econômico: forçar a trabalhar, fazer uso do dinheiro pela força e não devolvê-lo) pode ser denunciada.


As denúncias de maus-tratos a crianças e adolescentes podem ser feitas aos Conselhos Tutelares, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público ou, até mesmo, pelo Disque Denúncia (número 100).


Como a AFNE atua com o tema?


CAPS Infantojuvenil III Sé Amorzeira

O CAPS Infantojuvenil III Sé Amorzeira tem como objetivo ofertar cuidado integral e contínuo, destinado à crianças e adolescentes com necessidades relacionadas à saúde mental e ao consumo de álcool e drogas. Muitas vezes esses indivíduos sofrem diversos tipos de violência. No equipamento de saúde, 44% da população atendida está na faixa etária de 01 a 12 anos de idade e 56% têm entre 13 e 19 anos.


Por meio de uma equipe multiprofissional, reuniões periódicas com o intuito de acolhimento terapêutico são realizadas com os atendidos para melhorar a qualidade de vida, principalmente no âmbito da saúde mental.


15 views0 comments
bottom of page