top of page
Search
  • afneprojetos

17 de setembro - Dia Mundial da Segurança do Paciente


Você sabia que temos uma data para celebrar a segurança do paciente?


Sim, hoje (17/set) é o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a iniciativa conta com apoio da Anvisa (Anvisa), que reforça a necessidade de estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, assegurando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.


Segurança do paciente é o fator mais importante para avaliar a qualidade de assistência à saúde. Consiste em ações voltadas para prevenir os riscos e danos, ou pelo menos reduzi-los. Num ambiente de promoção da saúde e cuidados, todos os profissionais de saúde têm a responsabilidade sobre este quesito, que passa a ser ainda mais exigido pelas pessoas.


Desde 2021, as unidades de saúde na região central de São Paulo, sob a gestão da AFNE atualmente, possuem o Núcleo de Segurança do Paciente. O objetivo do Núcleo é o de promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde. Na foto desta postagem temos a colaboradora Fabiana Rodrigues Ribeiro Cardoso Lemes, Técnica de Enfermagem da AMA Boracea. A unidade conta, ainda, com a implantação das 06 metas internacionais de Segurança do Paciente e dos instrumentos de Avaliação de Risco para Queda e Escala de Braden.


Com a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada em 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe 6 (seis) metas globais para alcançar a qualidade do atendimento. São elas:

  • Identificação correta do paciente;

  • Melhora na comunicação entre os profissionais de saúde;

  • Higiene das mãos para evitar riscos de infecções;

  • Segurança cirúrgica, em relação ao local de intervenção e ao paciente;

  • Administração, prescrição e uso seguro de medicamentos;

  • Prevenção de quedas dos pacientes e úlceras por pressão.

7 views0 comments
bottom of page