top of page
Search
  • afneprojetos

19 de novembro - Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti


Hoje é o Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti. Essa ação tem como principal objetivo conscientizar e mobilizar a população para a realização de ações de combate ao mosquito e, com isso, diminuir o número de casos de dengue em todo país.


Confira abaixo mais informações sobre a dengue, como prevení-la, sintomas, transmissão, tratamento e, em casos de suspeita, o que fazer:


Prevenção:

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagos de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.


Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.


Sintomas:

– Febre alta (maior que 38.5ºC);

– Dores musculares intensas;

– Dor ao movimentar os olhos;

– Mal-estar;

– Falta de apetite;

– Dor de cabeça;

– Manchas vermelhas no corpo.

Transmissão: Causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor da dengue é o Aedes aegypti.


Tratamento:

Não existe tratamento específico para a dengue. Ele é feito de acordo com a avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso, a fim de aliviar os sintomas. A assistência em saúde ao paciente inclui:

– Fazer repouso;

– Ingerir bastante líquido (água);

– Não tomar medicamentos por conta própria;

– Hidratação por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);



A AFNE alerta que, em caso de suspeitas ou sintomas, o ideal é que a pessoa procure a UBS mais próxima. Nesse caso, o profissional de saúde é imprescindível para um correto diagnóstico

4 views0 comments
bottom of page