top of page
Search
  • afneprojetos

28 de maio - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade



O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna foram definidos no “IV Encontro Internacional Mulher e Saúde”, em 1984, na Holanda. Na ocasião, comitês do mundo inteiro definiram a data para discussão e disseminação dos temas.


A luta diária para redução das mortes maternas e promoção do bem estar das mulheres é uma causa que envolve diversos setores da sociedade e dos governos, focando essencialmente no acesso aos serviços, numa assistência de qualidade e humanizada.


A AFNE é responsável pela gestão da atenção básica de todo o centro da cidade de São Paulo por meio de 44 serviços que contemplam diversas áreas estratégicas e importantes para população, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Centro Especializado em Reabilitação (CER), entre outros. Em todas elas são realizados trabalhos em prol da saúde da mulher.


Em março, inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde de SP promoveu o Avança Saúde Mulher em Unidades Básicas de Saúde sob a gestão da AFNE. A ação teve o objetivo de proporcionar gratuitamente alguns procedimentos a favor da saúde das paulistanas. Nos dias 12 e 26 de março, foram realizados gratuitamente exames ginecológicos, coleta de papanicolau, mamografia, revisão do cartão gestante, orientação sobre métodos contraceptivos, estímulo à atividade física e prevenção à incontinência urinária, entre outras.


26 views0 comments
bottom of page