top of page
Search
  • afneprojetos

31 de agosto - Dia do Nutricionista


Comemorado em 31 de agosto, o Dia do Nutricionista é uma homenagem a esses profissionais que nos auxiliam a conquistar qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável. A escolha da data se deu à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), que ocorreu no mesmo dia no ano de 1949.


Para representar todos os (as) nutricionistas que trabalham na AFNE, fizemos uma entrevista com Aline Nascimento, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), na República, centro de SP.


Confira: Nos conte um pouco sobre a sua rotina de trabalho. Como é atuar na AFNE?

O trabalho como nutricionista na Atenção Primária é bastante dinâmico – e confesso que essa é a parte que eu mais gosto! Na UBS atendemos pessoas de todas as faixas etárias, com diferentes condições de saúde, e em diferentes estratégias, como consultas, grupos e visitas domiciliares, que podem ser realizados individualmente ou com outros profissionais de saúde. Por exemplo, num mesmo dia eu posso atender uma pessoa com obesidade, em seguida uma criança com dificuldade de fala junto à fonoaudióloga, e depois realizar um grupo de práticas físicas para pessoas com dores crônicas junto à fisioterapeuta, onde também aplico auriculoterapia.


O que te motiva todos os dias ao acordar, levantar e ir trabalhar?

A versatilidade do trabalho na Atenção Básica, e a possibilidade de oferecer uma assistência de qualidade ao usuário do SUS que está sob os meus cuidados me motivam. Além disso, a experiência de integrar uma equipe tão potente quanto o NASF República também é extremamente motivador.


Você se sente valorizada trabalhando para a AFNE?

Para mim, trabalhar no SUS é motivo de orgulho, e atualmente a AFNE tem me permitido estar nessa posição, de trabalhadora da saúde. Acredito que a valorização profissional seja um processo de construção, e que pode acontecer nas sutilezas do dia a dia. Tenho 7 anos de UBS República e em diversas ações que participei ao longo desse período pude me sentir realizada. Ultimamente para mim motivo de orgulho tem sido poder participar do processo de formação de alunos de graduação, pois a UBS República é Campo de Estágio para algumas Faculdades. A troca com eles sempre traz aprendizado para mim.


Compartilhe com a gente alguma situação ou momento da sua vida particular que possa inspirar outras pessoas.

O processo que passamos nos últimos anos (pandemia e mudanças constantes no processo de trabalho, por exemplo) tem feito com que eu olhe mais para mim mesma, e aprenda a respeitar meus limites e valorizar minhas conquistas, por meio do autocuidado em saúde física e mental. Acredito que uma das formas de inspirar outras pessoas seja entender que o respeito consigo mesmo vem em primeiro lugar, e que isso nos torna pessoas e profissionais melhores.


Deixe uma mensagem final para os seus colegas de trabalho de profissão.

O campo de atuação na saúde pública é inspirador e nos permite viver experiências incríveis ao ceder um pouco de si – do seu tempo, da sua energia e do seu conhecimento, para cuidar de outras pessoas. Em igual medida é desafiador, por todas as dificuldades que nós trabalhadores de saúde enfrentamos nos últimos tempos. Para mim, a mensagem que fica é de mantermos a esperança por dias melhores para seguirmos defendendo o Sistema Único de Saúde.


A AFNE parabeniza a Aline e todos os (as) nutricionistas que trabalham na associação e oferecem uma prestação de serviço especializada em harmonia com as diretrizes e objetivos estratégicos do SUS.


79 views0 comments
bottom of page