top of page
Search
  • afneprojetos

Dezembro Vermelho - Mês de Prevenção e Conscientização sobre o HIV, AIDS e outras Infecções Sexualme


Com objetivo de gerar mobilização nacional de prevenção e conscientização sobre o HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no calendário de saúde, dezembro é o mês da campanha “Dezembro Vermelho”.


A AFNE, responsável pela gestão da Atenção Básica no centro da cidade de São Paulo por meio de mais de 40 equipamentos de saúde, promove o debate e desenvolve ações no território.


Saiba mais sobre como se prevenir, sintomas, o que fazer caso tenha algum dos sintomas e tratamentos:


Prevenção:

O uso do preservativo, masculino ou feminino e do gel lubrificante, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C. Importante ressaltar sobre o PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). Significa tomar medicamento anti-HIV de forma programada para evitar uma infecção pelo HIV caso ocorra uma exposição. É um método de prevenção ao HIV disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) que também oferece a PEP – Profilaxia Pós-Exposição: o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico).


Orienta-se que, sempre que possível, realizar a dupla proteção: uso da camisinha e de outro método de prevenção combinada.


Vale lembrar que as unidades de saúde do SUS disponibilizam gratuitamente preservativos.


Sintomas: Para HIV/AIDS, algumas pessoas podem apresentar sintomas similares aos de uma gripe: febre, mal-estar, gânglios inchados pelo corpo, manchas vermelhas na pele, dor de garganta e dores nas articulações. A doença enfraquece o sistema imunológico, facilitando a proliferação de outros diagnósticos, como pneumonia, meningite, câncer e tuberculose, muitas vezes levando a morte.

O que fazer em caso de sintomas?

Algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma por muitos anos, enquanto o vírus, vagarosamente, se replica. Por isso, em caso de qualquer suspeita, principalmente após sexo sem proteção, é importante a realização do teste de HIV/AIDS.


Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima. No equipamento de saúde, o profissional especializado indicará o melhor tratamento. Na maioria das vezes, ele é realizado por meio de medicamentos específicos.


12 views0 comments
bottom of page